Parte 2 – Sliding In
“Acompanhe seu filho para ele aprender a voar”
Esta técnica consiste em colocar a criança com mutismo seletivo para falar com uma pessoa confiável, que pode ser o pai ou uma pessoa com quem ela já fale. Ambos devem ir para um local onde a criança possa se sentir confortável. Esta deve estar relaxada, e então muda-se uma configuração, que provoque um mínimo de ansiedade, o suficiente para a criança tolerar. Se a criança estiver relaxada o suficiente, e a mudança for pequena, ela poderá tolerar esta mudança e continuar falando.
Para isto o ideal seria conseguir uma sala em separado na escola, onde a criança e o pai possam ficar a vontade.
Quando a criança já estiver falando o pai, de forma bem devagar deve ser introduzida ao ambiente uma outra pessoa que deve ir se aproximando gradualmente e se juntando à atividade. Quando esta atividade é planejada e dividida em pequenos passos, isto é o que chamamos de “Sliding In”.
Deve ser decidido uma pessoa chave, vamos chamar de facilitador, que será a pessoa que a criança deverá começar a falar. Primeiro, a criança é colocada com um membro da família, que deve fazê-la conversar livremente com ela. A pessoa chave (facilitador) deve ficar esperando fora da sala. Depois, isto é repetido com a porta entreaberta, depois aberta e finalmente com o facilitador dentro da sala, indo devagar para que a criança consiga falar em todos os estágios, Se a criança se manter falando, o facilitador pode se mover e se juntar à atividade.
Deve-se evitar ao máximo o contato direto olho-no-olho, principalmente enquanto a criança ainda não estiver falando de forma confiante.
Devem ser colocados objetivos claros e utilizar atividades simples, como contar até 10 e jogos, e aos poucos, aumentar a complexidade da conversa.
Devem ser determinados objetivos específicos para cada sessão, e estes objetivos devem ser expostos para a criança, deixando claro as etapas de cada sessão.
Assim que o facilitador estiver falando livremente com a criança a figura do pai deve aos poucos deixar as sessões.
Assim que a figura do pai não estiver mais presente o facilitador deverá fazer este mesmo procedimentos para outras pessoas, como o professor e os alunos da classe.
Existem muitos conselhos e formas de fazer o Sliding in, aconselho a compra do meu livro, ou algum outro livro específico de Mutismo Seletivo para poder dominar esta técnica.
Modelagem
Tudo se aprende quando se tem alegria
Esta técnica é utilizada quando não se tem a ajuda de um pai, ou quando a criança esta numa situação que não consegue falar.
Neste caso, o que muda é o tipo de comunicação. A criança começa com uma comunicação não verbal, em uma situação que não provoque ansiedade, e passa a dar pequenos passos para a comunicação verbal, a partir de simples sons, para contato com os olhos, depois sílabas, palavras, frases e etc…
Uma forma de começar com os sons é fazer “futebol de algodão”. Faça duas bolinhas de algodão e, com a mão em formato de um gol, tente fazer o gol soprando a bolinha.
Depois, passe a brincar de imitações: peça para a criança te imitar, fazendo primeiro movimentos que não necessitem de sons, e se possível, ande pela sala e a criança deve ir te seguindo (assim evita o contato dos olhos), Aí, comece batendo nas coisas, e depois faça barulhos baixos e simples, e assim vá aos poucos aumentando a complexidade, na medida em que ela te imita com sons, sílabas, palavras e frases.
Dessensibilização
Outro método também nesta linha é o chamado de “Dessensibilização” que é quando a criança se acostuma a fazer algo que antes não conseguia, só que usando recursos menos estressantes. Um exemplo é quando ela permite que o professor ou colega escute a sua voz através de uma gravação, ou converse por celular ou telefone, antes de tentar falar cara-a-cara.
Hoje em dia, existem vários aplicativos para celular que ajudam neste sentido,como o próprio WhatsApp bem como o app Talking Tom, que repete tudo que falamos, mas também podemos usar radinhos ht e até telefones de latinhas e cordão.
Boa noite a todos! Gostaria de deixar um depoimento a todas as mães e pais como eu que passam as noites em claro preocupados com seus que recebem o diagnóstico de MS e que existe sim luz no fim do túnel!
Meu filho passou anos sem verbalizar na escola hoje ele tem 6 anos e desde os 2 anos frequenta a escola , passou 4 anos no silêncio na escola imaginem como foi sofrimento principalmente para ele tadinho!
Passou por diversos psicólogos fazendo terapia cognitivo comportamental, mas o que foi eficaz mesmo foi tratamento Multidisciplinar (psicólogo, psicopedagogo, musicoterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga) na minha cidade Praia Grande SP tem excelente clínica , pasmem em menos de 2 meses de tratamento meu filho começou a cochichar e finalmente falar!! Foi muito emocionante ouvir da coordenadora e das professoras que meu filho conversa com os amigos e professoras , virou um tagarela ! Era tudo o que eu gostaria de ouvir um dia…rs
Estamos muito felizes com esse vitória do Kevin e muito orgulhosos de ele ter superado esse transtorno tão difícil e resistente! Hoje meu filho volta felicidades da vida da escola todo falante pois consegue dizer o que ele quer ❤️.
Pais o mutismo seletivo tem cura sim não fiquem desesperados e o melhor tratamento e o MULTIDISCIPLINAR 😃👏🙏
Abraços
Silvia
Normalmente o meu conselho é sempre procurar um psicologo, o ideal é o que trabalha com terapia cognitivo comportamental, converse com o seu terapeuta ocupacional, verifique se ele tem domínio de como tratar o Mutismo Seletivo, se sua filha consegue interagir com ele e esta dando um bom resultado.
Bom dia,
Minha filha iniciou tratamento com Terapeuta Ocupacional e descobri agora que ela tem mutismo seletivo. A Terapeuta ocupacional consegue fazer o tratamento ou devo procurar também uma psicóloga?
Obrigada
Obrigado
Muito bom parabéns como pode ajudar essas informações. Obrigada Deus os abençoe!
Obrigado, vamos procurar sempre estar colocando mais informações sobre Mutismo Seletivo
Blog perfeito. Adorei todos os tópicos citados